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Onde cada estudante é protagonista de sua formação (incentivo a autonomia, mas com supervisão)

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(Aprendizado Baseado em Problemas) na sessão tutorial* com integração das disciplinas

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Experiência com outras àreas de atuação da saúde, permitindo soluções com foco na realidade

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No curso de Medicina Unex, a inovação vai além de robôs e computadores

"Fazer Medicina sempre foi um sonho meu, desde pequena. Eu escolhi a Unex por ser a primeira Instituição de Medicina privada de Feira de Santana e, também porque eu fiquei impressionada com a tecnologia, os métodos que são utilizados, como o PBL, os tutoriais, a estrutura incrível oferecida, os professores, a soma de todas essas possibilidades me fizeram escolher a Unex".

3º semestre de Medicina na Unex

"Eu vejo a entrada na faculdade para dois tipos de pessoas: o aluno que saiu do ensino médio e o que se desafiou a sair de uma carreira e ir para outra. Os dois vão ter medos diferentes. No meu caso, o medo seria entrar e não me adaptar, mas eu percebo que hoje eu me vejo um futuro médico. Alguns fatores me fizeram escolher a Unex, mas as principais foram a localização e a tecnologia implantada no curso".

3º semestre de Medicina na Unex

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Conheças os diferenciais do nosso curso que dizem nossos alunos

No curso de Medicina da Unex, a inovação vai além de robôs e computadores. A IES é pioneira na utilização do método de aprendizado baseado na resolução de problemas (PBL), a partir do qual o estudante é colocado em contato com a prática desde o primeiro semestre.


O projeto pedagógico, com base em conceitos inovadores, permite que o estudante se torne um profissional capaz de atuar com eficácia em qualquer situação-problema e usa as metodologias ativas fundamentadas na inserção do futuro médico como principal agente responsável pela sua aprendizagem, processo fundamental para a construção de especialistas mais seguros, criativos e capazes de aplicar o conhecimento na prática.

 

Um homem adulto é usado por estudantes de Medicina em aulas práticas. Os alunos de uma Instituição privada em Salvador se revezam ao redor do “paciente”, que se debate, para testar dosagens de medicamentos e outros procedimentos invasivos. No laboratório ao lado, outra turma exercita habilidades cirúrgicas no corpo de uma mulher.

 

Parece enredo de um filme de terror realmente terrível, certo? E até seria se, na verdade, as cobaias em questão não fossem protótipos desenvolvidos justamente para o ensino em Saúde.


Modelos realísticos e cadáveres sintéticos como esses utilizados nos cursos de Medicina da Unex são considerados o principal método alternativo ao uso de cadáveres em salas de aula.


Os protótipos são uma parcela de todo o investimento feito em tecnologia pela Instituição que, recentemente, ampliou e modernizou suas instalações, transformando as salas de aula em incríveis ambientes virtuais que empregam tecnologia de ponta.

Simuladores e protótipos - Confira algumas inovações da Medicina na Unex 

Simulação realística, manequins de laboratórios de última geração e ampliação do espaço físico são alguns dos investimentos em tecnologia e infraestrutura da Unex para o curso de Medicina, um dos mais bem-conceituados no Brasil, segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC). Confira algumas das inovações disponíveis para os estudantes.

Simulação Realística - Robôs

A Medicina Unex é a primeira IES brasileira a adquirir manequins feitos de material sintético que simulam as reações e sensações do corpo humano durante uma assistência médica.


Os simuladores realísticos são utilizados para replicar as diversas situações que ocorrem em um ambiente hospitalar que passam pelo atendimento, realização de exames, diagnóstico e acompanhamento do paciente.

Conheça as estrelas do Laboratório de Simulação Realística:

SimMan - Esse simulador realístico imita o corpo de um homem adulto, oferece funcionalidade clínica abrangente para ensinar as habilidades centrais de supervisão de vias aéreas, respiratória, cardíaca e circulatória aos estudantes.


Ressusci Anne - Esse manequim realístico foi projetado para atender às necessidades de treinamento específicas dos cuidados de emergência em ambientes pré-hospitalares e hospitalares e transformar o exercício de simulação em uma experiência de aprendizagem móvel e dinâmica para o instrutor e o aluno.

Simulação Realística - UTI Simulada

Situações de emergência exigem que médicas e médicos estejam muito bem preparados. Mas como se preparar estudantes de Medicina para emergências reais? Como treinar habilidades e desenvolver a capacidade de tomar decisões clínicas?


É para isso que foi criada a UTI Simulada. O laboratório é equipado com diversos simuladores, recursos digitais, audiovisuais e modelos tridimensionais. Possui, por exemplo, com plataformas que convertem exames clínicos em clones digitais, lousas touch screen, impressoras 3D para recriar órgãos e músculos, além de bancadas de cirurgia e dissecação virtuais.


Desenvolvida pela empresa brasileira Csanmek, especializada em metodologias ativas para o ensino da medicina, a nova estrutura de ensino reproduz de forma realística um ambiente hospitalar, com salas de cirurgia, locais para exames clínicos, laboratórios e outras funcionalidades.

Simulação Realística - Cadáveres Sintéticosntéticos

Os cadáveres sintéticos realísticos são usados para dar suporte às metodologias ativas para aulas de anatomia e treinamento cirúrgico. Os modelos são desenvolvidos com textura e densidade similar às estruturas anatômicas reais e contêm todos os sistemas e órgãos do corpo humano, permitindo a realização de cirurgias, dissecações, intubações e demais procedimentos médicos.


Os protótipos são capazes de ter reações físicas e até mesmo sangrar durante uma cirurgia, podendo também ser cortados e suturados.

Também respiram e empregam centenas de músculos, ossos, órgãos, veias e artérias substituíveis – todos feitos a partir de materiais que imitam as propriedades mecânicas, térmicas e físico-químicas do tecido vivo.


Mesa anatômica 3D

Uma das plataformas encontradas na Unex é a mesa virtual, que está ajudando a revolucionar as aulas de anatomia do curso de Medicina. A professora da disciplina, Gilmara Vasconcelos, conta que a novidade encanta os estudantes.


“É um equipamento com tecnologia de ponta, que funciona com realidade virtual. Podemos acessar qualquer parte do corpo humano e interagir com as imagens na tela de uma forma nunca vista antes. Os alunos ficam encantados e completamente focados nas aulas. O ganho é enorme, inclusive para nós, professores. Tivemos que receber um treinamento para aprender a explorar as diversas possibilidades que a mesa virtual pode nos trazer em sala de aula”, revela Gilmara.


Gabriela Rosier, aluna do curso de Medicina, também aprova a aplicação de recursos dinâmicos como a mesa virtual no dia a dia da graduação. "Essa plataforma possibilita uma aprendizagem das estruturas anatômicas de forma mais fluida, permitindo que tenhamos uma experiência com ampla possibilidade de integração dos órgãos, tecidos e sistemas, o que é extremamente necessário na construção do raciocínio clínico”, declara.


Medicina do Futuro

Os avanços tecnológicos apontam uma Medicina com necessidade constante de atualização, pois as inovações trazem soluções que tornam procedimentos mais precisos, além do aumento na qualidade de vida de cada paciente.


A Unex, além da inovação, traz metodologias de ensino que priorizam o atendimento humanizado, através de experiências práticas que aproximam estudantes da realidade profissional.


Aqui, a atividade prática permite retorno para a comunidade local, mostrando que a Unex tem responsabilidade social em seu DNA. E essa é a nossa Medicina: evoluímos com inovação e tecnologia para que a saúde seja prioridade no mundo.

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